estamos em Julho. na sétima vaga lunar damos o segundo grande ‘mergulho’ do ano. que mergulho? isso dependerá de cada um. 2013 é um ano em que Mercúrio tem os seus períodos de movimento retrógrado em signos de Água. se uma das manifestações da retrogradação é uma viragem para dentro, uma inversão no sentido da circulação, uma inversão do dentro e do fora, um ‘pôr-se de cabeça para baixo’… em 2013 isto é algo ‘aquático’, mergulhemos então… deixo-vos apenas algumas observações e 3 macros* da Mandala Astrológica de 2013 como potenciais estímulos e pontos de ancoragem astrológicos para a vossa introspecção. que casas e planetas natais estão a ser activados ? que tema pessoal vos propôs a último ciclo lunar ? e o que propõe o próximo? da minha parte, por agora, quase só questões. questionar pode interromper ciclos viciosos (circuitos fechados) e criar espaço para novas ligações. lembram-se do mergulho inaugural do ano, em fevereiro/março? sim, com o Sol e o primeiro período de retrogradação de Mercúrio em Peixes. observe-se : 1. a nossa ‘ressonância com as correntes transpessoais’ - Neptuno em Peixes e a passagem do Sol, Lua e dos planetas mais rápidos (pessoais – Mercúrio, Vénus, Marte) pelo mesmo signo a ligarem-nos de forma mais visível e directa às forças e energias colectivas ‘orquestradas’ pelas configurações dos planetas mais lentos, esses grandes ‘engenheiros’ do caminho civilizacional.
- todos estes temas colectivos são vividos de uma forma mais ou menos voluntária, mais ou menos consciente como um assunto bem pessoal. e as manifestações e percepções individuais e subjectivas são múltiplas. questionem-se ‘como vivi eu este período do ano?’ para sentir esta ressonância, a vossa particular sensibilidade e abertura ao que vos transcende.
e agora, em junho/julho entreguem-se à questão por inteiro, silêncio e coração incluídos… com dedicação, pois Saturno em Escorpião ‘triangula’ Neptuno retomando intensa e interiormente esses temas em Julho. o trabalho é gradual, interno e exige uma reestruturação profunda baseada numa relação honesta e amorosa com o nosso passado. - com Mercúrio retrógrado em Caranguejo, o diálogo é possível e pode acontecer com menos palavras. em harmonia com Neptuno – a aceitação e o perdão estão ao nosso alcance.
2. a nossa ‘ressonância com o contexto social’ - Saturno retrógrado em Escorpião e Júpiter, o regente de Peixes, em Gémeos (em exílio) e nós enquanto agentes sociais a tentarmos harmonizar e equilibrar responsabilidades com oportunidades, numa conjuntura adversa e enganadora. Saturno a catalisar as questões mais latas de Plutão em Capricórnio (em quadratura a Úrano em Carneiro) e em período retrógrado, ou seja, travando-nos o caminho numa espécie de eco de tudo o que se tem vindo a intensificar desde Outubro de 2012. a confrontar-nos pessoalmente com o lastro do tempo : colhem-se frutos ou pagam-se dívidas? em que situações? Júpiter em Gémeos, como um guia ou uma luz oculta por uma tempestade de areia a dificultar o sentido de orientação: as estrelas estão no céu mas a visibilidade é quase nula.
- ? será que consegui fechar os olhos e aceder a um mapa interior do céu em mim? será que consegui reorientar-me de dentro para fora e estabelecer essas coordenadas?
e agora, em junho/julho, Saturno de regresso ao movimento directo e Júpiter em Caranguejo (em exaltação) reflectem uma mudança, uma inflexão positiva – uma viragem nas efemérides que marcou o final de Junho (26) e acompanha a próxima Lua Nova (8/07).
- ? será que com condições para manter os olhos abertos reconheço essas coordenadas interiores no céu límpido? será que sou capaz de fazer o ajuste para que os dois sejam um e o mesmo?
- com Mercúrio retrógrado em Caranguejo vias de resgate consciente das nossas referências fundamentais abrem-se e possibilitam uma nova ‘inocência esclarecida’ em que conseguimos, criativamente e de um modo consequente (reforçado pela acção consciente e voluntária) ‘brincar com coisas sérias’.
e então.. o que é que são afinal coisas sérias para nós e o que é que não passa de mero brinquedo??? os planetas que transitam agora Caranguejo e se opõem a Plutão em Capricórnio, despoletam processos de integração dos dois pólos deste eixo zodiacal – uma criança alegre com a sabedoria de um ancião e um velho sensato com a vivacidade de uma criança procuram espaço para coexistir dentro de nós. com temperaturas tão altas pode ser que alguns brinquedos derretam, outros avariem e seja uma triagem um pouco mais fácil. mas nada como um belo mergulho para refrescar as ideias… esta onda é boa, a sétima vaga!!! I’m going in, who’s coming? A Lua Nova em Caranguejo é já dia 8 😉 — [ * o ciclo da Lua Nova em Gémeos (esquerda), as efemérides do presente período do Sol em Caranguejo (centro) e o ciclo da Lua Nova em Caranguejo (direita). os 4 elementos estão assinalados pela seguinte correspondência : Fogo (vermelho) , Água (turquesa e azul para períodos retrógrados), Ar (amarelo) e Terra (verde). modo de uso e mais info aqui.] |