raio de seda
astrologia psicologia espiritualidade

Ligando o micro e o macro, o indivíduo ao universo, o curso do tempo ao eterno presente.

aconselhamento

sessões em modalidade online (videoconferência) ou presencial, com base na astrologia psicológica e transpessoal.

eventos e projectos

encontros temáticos, palestras, colaborações, oficinas e projectos criativos ligados à astrologia.

estudos e investigação

observar os céus e o céu interior! artigos de opinião e reflexão, ensaios temáticos, dinâmica de observação astrológica em grupo.

Este aforismo de Novalis ofereceu-me, há vários anos atrás, uma leitura com a qual me identifico profundamente: o quão é determinante a subjectividade nos processos existênciais e objectivos de cada consciência humana.

Falar da subjectividade do mundo interior é falar da psique – a nossa câmara interior – e da potencial ressonância sagrada de algo que a transcende: a sua própria essência, a busca do sentido para qualquer dos sentidos, o nosso céu por dentro.

Falar de processo existêncial é observar o diálogo contínuo que existe entre a psique e tudo o que a rodeia externamente, cujo coordenador e porta-voz é o ego, através das suas ferramentas: os corpos e dinâmicas da personalidade. É sentir o campo gerado entre os dois pólos dinamizadores da experiência psicológica: consciente e inconsciente, respectivamente simbolizados em astrologia pelo Sol e pela Lua. É auscultar os ritmos, os ciclos, as etapas e a história do seu trajecto como os passos aparentes de algo fora do tempo cronológico, eterno e significante.

A abordagem da astrologia psicológica e transpessoal procura acompanhar a pessoa e fornecer-lhe algumas referências para ajudá-la a ir ao encontro da sua subjectividade, da sua transformação e do apuramento das ferramentas, qualidades e potencial inatos, abrindo caminho para a vivência e expressão do que é mais profundo e genuíno em si. Tenta contribuir para auto-observação, consciencialização, auto-centragem, reequilíbrio, superação, integração e empoderamento. Processos sem os quais não é psicologicamente acessível, na prática, abrir caminho para a criatividade latente em cada um, realizando algo orientado por um sentido maior, claramente transpessoal, mas de contornos únicos, distintos para cada pessoa. 

Qualquer sentido interior é um sentido para um sentido.

in Fragmentos de Novalis

O mundo interior é como um portal sagrado e criativo da psique. Através da sua subjectividade, abre-a para o nível intuitivo e aproxima-nos da dimensão espiritual do nosso ser. No entanto, a psique é também morada de tudo o que faz parte do subconsciente, com o seu vasto arquivo de memórias inconscientes, padrões repetitivos, automatismos comportamentais, impulsos instintivos e cicatrizes traumáticas, derivados do que já vivemos e de factores herdados através da nossa condição de nascimento e do enquadramento em que encarnamos. A auto-observação e a abertura a processos de transformação pessoal – por vezes auxiliados por terapias – são um contributo auxiliar e complementar para trilhar e desenvolver um caminho de superação e libertação dos obstáculos que limitam o acesso ao que vem da nossa essência, permitindo uma ampliação da consciência e um reequilíbrio na nossa personalidade. Sem transformação ficamos cativos da nossa própria natureza, mais reactivos e susceptíveis ao impacto e influência do que nos é exterior, mais egoístas e retidos aquém do potencial que será acessível se, em vez de uma prisão, as características da personalidade forem transformadas e desenvolvidas como ferramentas ao serviço da busca e manifestação dessa essência.

consultas

Sessões de aconselhamento baseadas na astrologia psicológica e transpessoal. As sessões são orientadas para o auxílio no aprofundamento da auto-observação e o acompanhamento de processos de transformação pessoal, rumo a uma religação mais consciente do ego e da personalidade com o mundo interior.

Uma primeira consulta inclui necessariamente uma abordagem de fundo, mais detalhada, do mapa natal e do tema que apresenta.

No entanto, as sessões de aconselhamento não têm de ser pré-definidas e limitadas a um formato, pois partem de uma abertura atenta e sensível a quem as procura e às questões, condição e necessidades que apresente.

As modalidades disponíveis decorrem das abordagens mais recorrentes que fui identificando ao longo de vários anos de prática.

  • Primeira Consulta – Mapa Natal e Actualidade
  • Acompanhamento – Actualização ou Continuidade
  • Anual – Aniversário / Retorno Solar
  • Temática – Visão de Pormenor
  • Aprofundamento Interior
  • Relacionamento – Padrões Relacionais / Sinastria
  • Pais e Filhos – Infância e Adolescência
  • Breves ou Mini-Consultas – para esclarecimentos ou pontos de situação

marcação

Para marcar uma sessão é necessário submeter um pedido, com ou sem agendamento, através dos formulários disponíveis neste sítio ou enviá-lo por email ou sms. No seu seguimento serão feitos e/ou confirmados o agendamento e a marcação, após boa recepção de todos os dados e indicações pessoais necessários.

Ao submeter o seu pedido, os contactos serão guardados e ficará com uma ligação de acesso a um perfil pessoal, onde poderá – em qualquer momento – completar, alterar ou pedir cancelamento da informação fornecida e também escolher quais as subscrições de conteúdos deste sítio que pretende activas ou inactivas.

portfolio

raio de seda – patrícia nazaré barbosa + sobre mim

Em atividade desde 2010, além do aconselhamento – que centraliza a maior parte do tempo – tenho também tido a oportunidade de estudar/investigar temas com os quais me identifico, desenvolver alguns projectos e participar em eventos, individuais e em colaboração. Em 2023 iniciam-se novas vertentes: a dinâmica de observação astrológica em grupo ‘ágora‘, cujo ciclo experimental decorreu em 2022, e o podcast ‘o céu por dentro‘.

eventos e palestras
colaborações e parcerias
estudos e ensaios
publicações
projecto ágora
projecto tempo circular

no blog rds

Eis as últimas do blog rds. Livres de filtros e censura algorítmica, para ler, partilhar e seguir.

Este blog é o nosso mural, com as janelas abertas para novidades, opinião, conteúdos e diversas atividades e eventos.

Siga-nos, para estar sempre a par das informações, artigos e conteúdos mais recentes.

o céu por dentro

em escuta:

Este projecto veio, a partir de Março de 2023, como uma descoberta em movimento de novas abordagens de comunicação acerca de tópicos atuais e temas de interesse, para além do habitual registo de consulta.

Na forma de um podcast, o ‘céu por dentro’  é uma emissão de temas, reflexões e propostas de observação com base na astrologia psicológica e transpessoal. Neste projecto raio de seda, mapeiam-se os céus como rotas para a psique. Assim por fora, como por dentro. Olham-se os seus movimentos enquanto símbolos da viagem subjectiva de cada pessoa rumo ao seu centro e essência.

ágora

grupo de observação astrológica rds

Um espaço virtual de encontro, para observação, prática e partilha astrológicas com os olhos postos no céu do agora. Uma dinâmica online, em registo de grupo, para acompanhamento de temas relevantes do presente – os encontros abertos – e o desenvolvimento da respectiva correlação com os temas individuais dos participantes – os ciclos em grupo

O projecto ágora surgiu da necessidade de complementar a componente de aconselhamento individual com novas vertentes de âmbito mais abrangente, já identificada desde 2020/21. Teve um primeiro ciclo de grupo, de teor experimental, quinzenalmente, de Maio a Novembro de 2022.

Este projecto é uma oportunidade de aprendizagem partilhada, aberta a todo o espectro de familiaridade com a astrologia, do mais básico ao mais experiente. A própria diversidade do grupo enriquecerá a vivência de cada um e poderá crescer, pouco a pouco, como uma comunidade reunida pela afinidade com a simbologia dos céus, dos astros e dos seus ciclos.

A abertura da ágora rds decorreu no passado dia 26 de Outubro, com o encontro 00, uma sessão de apresentação  de acesso gratuito sujeito a inscrição. Quem não esteve presente e gostaria de assistir, pode requerer acesso por email.

Para saber quais as datas previstas ou se inscrever nos encontros abertos ou ciclos vindouros, consulte a secção dedicada a este projecto e subscreva a lista de divulgação ágora, para estar sempre a par, directamente na sua caixa de correio.

Ágoraencontros abertosolhar o céu

Um passo mais próximos da fonte

O solstício de 20 de Junho acolhe novas possibilidades de dar um passo para mais próximo da fonte, abertas pelo trajecto solar em Gémeos desde finais de Maio passado. Seja qual for a sede, seja qual for o utopia, seja qual for a aspiração, esta estação potencia a preparação para estabelecer um reequilíbrio necessário entre o que vai e o que vem.

Ágoraencontros abertoseventos

Júpiter em Gémeos, o outro lado do espelho

Ágora encontro aberto 07 – dedicado ao trânsito de Júpiter pelo signo de Gémeos, abrindo o leque para a multiplicidade de características e potencial desta combinação de acentuada dualidade e estimulação, acima de tudo ao nível mental. Como vivenciar este genuíno enigma é algo que nos cabe descobrir até Junho de 2025.
(fotografia de fundo de Manuel Ferreira, https://manuelferreira.photography )

Ágoraencontros abertoseventos

nova data encontro aberto 06 – Júpiter-Urano

Ágora encontro aberto 06 – A conjunção de Júpiter com Urano em Touro centraliza o tema deste encontro. Na sequência do mergulho e de sondar o fundo de nós e das situações, vem o impulso de emergir para uma nova consciência e a profunda necessidade de concluir e sintetizar o longo percurso de Plutão em Capricórnio 2008/09-2023/24, criando o espaço necessário para novas estruturas e formatos.

agenda

Destaques para eventos e actividades actuais e recentes. Siga a ligação abaixo se quiser visualizar a página de eventos e consultar eventos passados e vindouros.. Pode também optar por subscrever as notificações e ficar sempre em dia!

diário de bordo raio de seda

Ao longo dos anos, muitas pessoas têm passado pelas sessões, algumas regressando mais que uma vez ou com regularidade.

Cada encontro pode ser vivido como uma viagem – assim o sinto. E de tantos lugares e paisagens partilhadas, houve quem fosse dando retorno da sua experiência.

Neste diário de bordo são compilados alguns excertos das suas impressões e de futuros testemunhos. Deixo-vos a minha como nota de abertura.

Sou grata à Vida pela contínua aprendizagem e valiosa experiência humana que este percurso me tem oferecido junto daqueles com quem estudei, dos que me consultam e dos meus pares.

Obrigada a todos que nele participam ou participaram.

Trabalhar em aconselhamento, tem proporcionado inúmeras ocasiões de amadurecimento como pessoa e consciência. Foi algo que não estava contemplado no horizonte de expectativas, planos pessoais ou objectivos profissionais quando surgiu. Começou até por desafiar vários aspectos naturais do meu carácter, ao mesmo tempo que estimulava outros - alguns deles insuspeitados - que pediam muito treino e superação de alguns medos e limites. No entanto fazia mais sentido esse novo eu e, apesar da estranheza, as novas atitudes e qualidades ressoavam como mais autênticas. Senti-me guiada por um fio invisível, levada pelas vivências para algo desconhecido mas que me aproximou de mim própria interiormente. Isso foi tão transformador que, na prática, me levou a estar cada vez mais disponível e grata perante a vida, o mundo em torno, e nas relações com os outros. Poder acompanhar pessoas e dar algum contributo para o seu processo de transformação continua a chamar-me (e desafiar-me) como forma de cumprir algo misterioso que me impele e anima. Profunda gratidão _/\_
- Patrícia, raio de seda, Março 2023
[...] já descarreguei a gravação que será certamente muito útil para ir revendo a sessão pois há muita informação para processar 🙂 [...] Gostei bastante da sua abordagem e da forma como comunicou tanta informação de uma forma clara e estruturada. Irei certamente recomendar os seus serviços. [...]
- ABC, Agosto 2023
[...] Muito grata pelo nosso encontro. Senti que foi muito importante para o meu próprio enquadramento e que a nossa ligação ao universo é incrível! Acredito que quando ouvir a gravação mais coisas vou integrar. [...]
- SM, Maio 2023
[...] Um abraço agradecido pela tua grande generosidade naquela sessão! Acendeu-me importantes luzes. [...]
- CM, Julho 2022
[...] queria agradecer uma vez mais as orientações disponibilizadas. Foi muito apaziguador e esclarecedor em todos os sentidos [...]
- ES, Maio 2021
[...] Muito grata por tudo, apesar da intensidade, gostei muito de estar consigo. Costumo fugir destas situações, pois receio ouvir coisas que não consiga ou tenha muita dificuldade em lidar (já não é a primeira vez), mas como me disse uma vez um terapeuta, "é preferível saber que amanhã vai chover, pois já saio de casa com guarda chuva". Muito grata, do coração! [...]
- AL, Setembro 2020
[...] Queria apenas agradecer-te as palavras, a reflexão e a inspiração. Dizer-te que me fala ao coração e me emociona, e daí faço a leitura de conexão e ressonância. Estou eu própria num entrar e sair de estados em que interiorizo e me distraio...em que agradeço a oportunidade dada a todos e o desespero na possibilidade de cairmos, como humanidade, numa dominação ainda maior do que devíamos agora observar, considerar e mudar após este momento. Tenho esperança e desconfiança e ainda não encontrei paz nesta dança. As tuas palavras relembram-me da importância dessa escuta interna e de favorecer momentos para essa sintonização. [...]
- CC, Abril 2020
[...] Escrevo-lhe para agradecer a sua sabedoria e dedicação - muitas luzes foram acesas num caminho ainda nebuloso [...]
- VA, Abril 2019
[...] Foste sempre muito objectiva e assertiva. Consegui sentir a tua entrega e o teu sentido de responsabilidade para comigo. [...]
- DD, Agosto 2016

sobre mim

Patrícia Nazaré Barbosa

raio de seda

É uma 'astróloga acidental' que deu por si, enquanto tal, num dado ponto da sua busca de auto-observação, compreensão e transformação pessoais para além do sistema de crenças que conhecera até então. Iniciou estudos aos 33 anos, a par com a prática como artista plástica, área na qual é licenciada pela FBA-UL.

Consolidou a sua formação de base em 2007-2011 (CEIA, João Medeiros), com aprofundamentos posteriores em diversos contextos e estudo contínuo como autodidacta. Encontra referências complementares no âmbito da Psicologia Jungiana, das vertentes transpessoais e da Psicosíntese, e um enquadramento filosófico-espiritual na Cosmosofia. São a própria prática e a abertura ao nível intuitivo que melhor a têm ensinado a ir ao encontro de quem a consulta mas valoriza bastante os intercâmbios, sinergias e colaborações que vão surgindo junto de outros praticantes e profissionais.

[N. Santarém, 1974] (leia mais aqui)

É membro da Associação Portuguesa de Astrologia (ASPAS) e da International Society for Astrological Research (ISAR).