Ligando o micro e o macro, o indivíduo ao universo, o curso do tempo ao eterno presente.
raio de seda
astrologia
psicologia
espiritualidade
aconselhamento
sessões em modalidade online (videoconferência) ou presencial, com base na astrologia psicológica e transpessoal.
eventos e projectos
encontros temáticos, palestras, colaborações, oficinas e projectos criativos ligados à astrologia.
estudos e investigação
observar os céus e o céu interior! artigos de opinião e reflexão, ensaios temáticos, dinâmica de observação astrológica em grupo.
Este aforismo de Novalis ofereceu-me, há vários anos atrás, uma leitura com a qual me identifico profundamente: o quão é determinante a subjectividade nos processos existênciais e objectivos de cada consciência humana.
Falar da subjectividade do mundo interior é falar da psique – a nossa câmara interior – e da potencial ressonância sagrada de algo que a transcende: a sua própria essência, a busca do sentido para qualquer dos sentidos, o nosso céu por dentro.
Falar de processo existêncial é observar o diálogo contínuo que existe entre a psique e tudo o que a rodeia externamente, cujo coordenador e porta-voz é o ego, através das suas ferramentas: os corpos e dinâmicas da personalidade. É sentir o campo gerado entre os dois pólos dinamizadores da experiência psicológica: consciente e inconsciente, respectivamente simbolizados em astrologia pelo Sol e pela Lua. É auscultar os ritmos, os ciclos, as etapas e a história do seu trajecto como os passos aparentes de algo fora do tempo cronológico, eterno e significante.
A abordagem da astrologia psicológica e transpessoal procura acompanhar a pessoa e fornecer-lhe algumas referências para ajudá-la a ir ao encontro da sua subjectividade, da sua transformação e do apuramento das ferramentas, qualidades e potencial inatos, abrindo caminho para a vivência e expressão do que é mais profundo e genuíno em si. Tenta contribuir para auto-observação, consciencialização, auto-centragem, reequilíbrio, superação, integração e empoderamento. Processos sem os quais não é psicologicamente acessível, na prática, abrir caminho para a criatividade latente em cada um, realizando algo orientado por um sentido maior, claramente transpessoal, mas de contornos únicos, distintos para cada pessoa.
Qualquer sentido interior é um sentido para um sentido.
in Fragmentos de Novalis
O mundo interior é como um portal sagrado e criativo da psique. Através da sua subjectividade, abre-a para o nível intuitivo e aproxima-nos da dimensão espiritual do nosso ser. No entanto, a psique é também morada de tudo o que faz parte do subconsciente, com o seu vasto arquivo de memórias inconscientes, padrões repetitivos, automatismos comportamentais, impulsos instintivos e cicatrizes traumáticas, derivados do que já vivemos e de factores herdados através da nossa condição de nascimento e do enquadramento em que encarnamos. A auto-observação e a abertura a processos de transformação pessoal – por vezes auxiliados por terapias – são um contributo auxiliar e complementar para trilhar e desenvolver um caminho de superação e libertação dos obstáculos que limitam o acesso ao que vem da nossa essência, permitindo uma ampliação da consciência e um reequilíbrio na nossa personalidade. Sem transformação ficamos cativos da nossa própria natureza, mais reactivos e susceptíveis ao impacto e influência do que nos é exterior, mais egoístas e retidos aquém do potencial que será acessível se, em vez de uma prisão, as características da personalidade forem transformadas e desenvolvidas como ferramentas ao serviço da busca e manifestação dessa essência.
consultas
Sessões de aconselhamento baseadas na astrologia psicológica e transpessoal. As sessões são orientadas para o auxílio no aprofundamento da auto-observação e o acompanhamento de processos de transformação pessoal, rumo a uma religação mais consciente do ego e da personalidade com o mundo interior.
Uma primeira consulta inclui necessariamente uma abordagem de fundo, mais detalhada, do mapa natal e do tema que apresenta.
No entanto, as sessões de aconselhamento não têm de ser pré-definidas e limitadas a um formato, pois partem de uma abertura atenta e sensível a quem as procura e às questões, condição e necessidades que apresente.
As modalidades disponíveis decorrem das abordagens mais recorrentes que fui identificando ao longo de vários anos de prática.
- Primeira Consulta – Mapa Natal e Actualidade
- Acompanhamento – Actualização ou Continuidade
- Anual – Aniversário / Retorno Solar
- Temática – Visão de Pormenor
- Aprofundamento Interior
- Relacionamento – Padrões Relacionais / Sinastria
- Pais e Filhos – Infância e Adolescência
- Breves ou Mini-Consultas – para esclarecimentos ou pontos de situação
marcação
Para marcar uma sessão é necessário submeter um pedido, com ou sem agendamento, através dos formulários disponíveis neste sítio ou enviá-lo por email ou sms. No seu seguimento serão feitos e/ou confirmados o agendamento e a marcação, após boa recepção de todos os dados e indicações pessoais necessários.
Ao submeter o seu pedido, os contactos serão guardados e ficará com uma ligação de acesso a um perfil pessoal, onde poderá – em qualquer momento – completar, alterar ou pedir cancelamento da informação fornecida e também escolher quais as subscrições de conteúdos deste sítio que pretende activas ou inactivas.
portfolio
raio de seda – patrícia nazaré barbosa + sobre mim
Em atividade desde 2010, além do aconselhamento – que centraliza a maior parte do tempo – tenho também tido a oportunidade de estudar/investigar temas com os quais me identifico, desenvolver alguns projectos e participar em eventos, individuais e em colaboração. Em 2023 iniciam-se novas vertentes: a dinâmica de observação astrológica em grupo ‘ágora‘, cujo ciclo experimental decorreu em 2022, e o podcast ‘o céu por dentro‘.
no blog rds
Eis as últimas do blog rds. Livres de filtros e censura algorítmica, para ler, partilhar e seguir.
Este blog é o nosso mural, com as janelas abertas para novidades, opinião, conteúdos e diversas atividades e eventos.
Siga-nos, para estar sempre a par das informações, artigos e conteúdos mais recentes.
o céu por dentro
em escuta:
Este projecto veio, a partir de Março de 2023, como uma descoberta em movimento de novas abordagens de comunicação acerca de tópicos atuais e temas de interesse, para além do habitual registo de consulta.
Na forma de um podcast, o ‘céu por dentro’ é uma emissão de temas, reflexões e propostas de observação com base na astrologia psicológica e transpessoal. Neste projecto raio de seda, mapeiam-se os céus como rotas para a psique. Assim por fora, como por dentro. Olham-se os seus movimentos enquanto símbolos da viagem subjectiva de cada pessoa rumo ao seu centro e essência.
ágora
Um espaço virtual de encontro, para observação, prática e partilha astrológicas com os olhos postos no céu do agora. Uma dinâmica online, em registo de grupo, para acompanhamento de temas relevantes do presente – os encontros abertos – e o desenvolvimento da respectiva correlação com os temas individuais dos participantes – os ciclos em grupo.
O projecto ágora surgiu da necessidade de complementar a componente de aconselhamento individual com novas vertentes de âmbito mais abrangente, já identificada desde 2020/21. Teve um primeiro ciclo de grupo, de teor experimental, quinzenalmente, de Maio a Novembro de 2022.
Este projecto é uma oportunidade de aprendizagem partilhada, aberta a todo o espectro de familiaridade com a astrologia, do mais básico ao mais experiente. A própria diversidade do grupo enriquecerá a vivência de cada um e poderá crescer, pouco a pouco, como uma comunidade reunida pela afinidade com a simbologia dos céus, dos astros e dos seus ciclos.
A abertura da ágora rds decorreu no passado dia 26 de Outubro, com o encontro 00, uma sessão de apresentação de acesso gratuito sujeito a inscrição. Quem não esteve presente e gostaria de assistir, pode requerer acesso por email.
Para saber quais as datas previstas ou se inscrever nos encontros abertos ou ciclos vindouros, consulte a secção dedicada a este projecto e subscreva a lista de divulgação ágora, para estar sempre a par, directamente na sua caixa de correio.
O trovão após o relâmpago
Um olhar acerca deste verão, motivado pela conjunção de Marte-Urano e pela energia inerente à lunação de Caranguejo que abre o tom desta estação: um ressoar dinâmico, sensível e emocional a tudo o que o segundo trimestre de 2024 nos trouxe como novo, incluindo a retrogradação de Plutão activa desde 02 de Maio.
(fotografia de fundo de
Matti Blume ‘Multiple lightnings captured by long exposure during a thunderstorm over Lake Constance’
CC BY-SA 4.0
File:Lightning, Friedrichshafen (OW1A0402).jpg )
Um passo mais próximos da fonte
O solstício de 20 de Junho acolhe novas possibilidades de dar um passo para mais próximo da fonte, abertas pelo trajecto solar em Gémeos desde finais de Maio passado. Seja qual for a sede, seja qual for o utopia, seja qual for a aspiração, esta estação potencia a preparação para estabelecer um reequilíbrio necessário entre o que vai e o que vem.
Júpiter em Gémeos, o outro lado do espelho
Ágora encontro aberto 07 – dedicado ao trânsito de Júpiter pelo signo de Gémeos, abrindo o leque para a multiplicidade de características e potencial desta combinação de acentuada dualidade e estimulação, acima de tudo ao nível mental. Como vivenciar este genuíno enigma é algo que nos cabe descobrir até Junho de 2025.
(fotografia de fundo de Manuel Ferreira, https://manuelferreira.photography )
agenda
Destaques para eventos e actividades actuais e recentes. Siga a ligação abaixo se quiser visualizar a página de eventos e consultar eventos passados e vindouros.. Pode também optar por subscrever as notificações e ficar sempre em dia!
diário de bordo raio de seda
Ao longo dos anos, muitas pessoas têm passado pelas sessões, algumas regressando mais que uma vez ou com regularidade.
Cada encontro pode ser vivido como uma viagem – assim o sinto. E de tantos lugares e paisagens partilhadas, houve quem fosse dando retorno da sua experiência.
Neste diário de bordo são compilados alguns excertos das suas impressões e de futuros testemunhos. Deixo-vos a minha como nota de abertura.
Sou grata à Vida pela contínua aprendizagem e valiosa experiência humana que este percurso me tem oferecido junto daqueles com quem estudei, dos que me consultam e dos meus pares.
Obrigada a todos que nele participam ou participaram.
sobre mim
Patrícia Nazaré Barbosa
É uma 'astróloga acidental' que deu por si, enquanto tal, num dado ponto da sua busca de auto-observação, compreensão e transformação pessoais para além do sistema de crenças que conhecera até então. Iniciou estudos aos 33 anos, a par com a prática como artista plástica, área na qual é licenciada pela FBA-UL.
Consolidou a sua formação de base em 2007-2011 (CEIA, João Medeiros), com aprofundamentos posteriores em diversos contextos e estudo contínuo como autodidacta. Encontra referências complementares no âmbito da Psicologia Jungiana, das vertentes transpessoais e da Psicosíntese, e um enquadramento filosófico-espiritual na Cosmosofia. São a própria prática e a abertura ao nível intuitivo que melhor a têm ensinado a ir ao encontro de quem a consulta mas valoriza bastante os intercâmbios, sinergias e colaborações que vão surgindo junto de outros praticantes e profissionais.
[N. Santarém, 1974] (leia mais aqui)
É membro da Associação Portuguesa de Astrologia (ASPAS) e da International Society for Astrological Research (ISAR).