agenda rds eventos apresentações encontros oficinas

O trovão após o relâmpago

Um olhar acerca deste verão, motivado pela conjunção de Marte-Urano e pela energia inerente à lunação de Caranguejo que abre o tom desta estação: um ressoar dinâmico, sensível e emocional a tudo o que o segundo trimestre de 2024 nos trouxe como novo, incluindo a retrogradação de Plutão activa desde 02 de Maio.

A fulminante conjunção Júpiter-Urano dos finais de Abril iniciou um ciclo de expansão e abertura de consciência, acendendo algo no nosso céu interior que predispõe a mudanças, viragens e renovação ao longo dos próximos anos. Os céus de Maio acenderam-se visivelmente e reforçaram, de forma simbólica, os impulsos para prosseguirmos nesse caminho de descoberta interior e novos direccionamentos para o futuro. Júpiter em Gémeos a partir dos finais de Maio, colocou esse caminho como um enigma guardião da passagem para novas etapas ou um livro aberto que ainda não sabemos decifrar, com um ano inteiro pela frente para ir trazendo compreensão e linguagem ao que, por agora, nos escapa.

O início do Verão (no hemisfério norte) traz o trovão após o relâmpago, com a ressonante vibração desses primeiros impulsos primaveris. Depois de os céus clarearem e dessa electricidade ter sido descarregada numa troca intensa de energia trazendo, de alguma forma, um sentido urgente ou impaciente de mudança, libertação, emancipação e renovação, temos agora um eco sensível e concreto. O ribombar do trovão manifesta-se no nível psicofisico.

Tudo reverbera neste mês de Julho e a conjunção de Marte com Urano em Touro, a meio do mês, acentua este tema. Certos aspectos da nossa vida tendem agora a mudar de forma e podem requerer resistência, persistência e uma determinação paciente para acondicionar os processos de mudança e adaptação necessários. Sendo um signo do elemento terra o campo de expressão desta combinação, a característica dinâmica, incisiva e lutadora de Marte activa primeiros movimentos ou expressões concretas que podem marcar fins e inícios necessários no caminho que cada um estiver a trilhar.

fotografia de Matti Blume 'Multiple lightnings captured by long exposure during a thunderstorm over Lake Constance' CC BY-SA 4.0

No entanto, sendo Touro um signo contrário à natureza do próprio planeta, é uma etapa desafiante, mais instável e manifesta-se uma tendência geral para dirigirmos as nossas acções procurando algum tipo de segurança, contenção e qualidade para a área de vida que corresponde ao final desse signo no nosso mapa natal. Com esta conjuntura, todos somos desafiados a aprender como a serenidade e a paz que muitos de nós procurarão nesta fase assentam, essencialmente, numa contínua busca para sintonizar essa vibração elevada a partir do nosso interior e de uma continuada jornada de transformação de certos aspectos da personalidade. Essas opções, tendências, padrões comportamentais que poderão já ter sido uma oportuna base e salvaguarda no passado, actualmente, cada vez mais se transformam em gaiolas, em lastros e circuitos fechados de repetição. Podemos estar em agitado movimento mas, ainda assim, retidos ou estagnados do ponto de vista do desenvolvimento da consciência e da expressão criativa do nosso eu mais profundo e autêntico.

É praticamente inevitável que agora atravessemos algum processo que nos incentiva ou pressiona no sentido do desapego e da saída da inércia ou da resistência rígida à mudança, para dar lugar a algo realmente novo. O trovão ressoa e os nossos corpos tremem e vibram como tambores.

Esse é o som de quem resolve e fecha, deixando-os para trás, capítulos longos do passado. De preferência com amor, com um olhar que valorize o trajecto percorrido e encontre gratidão por uma actualização necessária que agora se impõe. Plutão retrograda desde Maio e atravessará, entre 02 de Setembro e 19 de Novembro, o último trajecto no signo de Capricórnio, o que conclui uma etapa vinda desde 2008-2009 e reforça ainda mais a proposta de um novo paradigma colectivo sinalizada pela conjunção de Júpiter e Saturno no início de Aquário, em Dezembro de 2020, e que se desenrolará nos próximos 20 (primeira etapa) e 200 anos (o ciclo completo).

Para concluir bem essa etapa recente e reunir as condições para abraçar a seguinte – Plutão em Aquário até 2043-44 – os anos de 2023 a 2026 são cruciais e acompanhados pelo trânsito de Saturno em Peixes que coloca todas as condições para que cada pessoa amadureça e purifique facetas emocionais da personalidade e da sua esfera relacional e afectiva.

No próximo encontro vamos observar estes temas juntamente com o ciclo lunar de Caranguejo, a partir da Lua Nova do dia 05/07. O lado emocional, sensível, empático e oscilante de cada um – tantas vezes protector ou defensivo – estará mais à tona e contribui para que certos aspectos de vulnerabilidade e cura sejam desencadeados ou desenvolvidos. O tema da ferida e da cura está assinalado pela quadratura do Sol a Quíron, igualmente a 15/07, na fase de quarto crescente da Lua. Mas também fica mais potencializada a energia que poderá contribuir como ‘útero’, mãe’ e ‘fonte’ de algo novo e mais autêntico para o futuro.

Como nutrir passos viáveis e sustentáveis na direcção de novas formas e condições de vida, na prática? Essa é uma reflexão aberta e abrangente oportuna para este momento e que vos convido a partilhar no próximo dia 13.

Junte-se a nós aqui.

Seguiremos com os temas da actualidade astrológica, com o tema da quadratura Júpiter-Saturno 2024-25, no encontro aberto ágora 09, previsto para Agosto.

Para seguir e conhecer melhor este projecto consulte a página ágora. Se tem dúvidas contacte-nos.

Até breve _/\_

Agora_rds_EncontroAberto08
13
JUL
contribuição livre
ágora - encontro aberto 07

O trovão após o relâmpago:

o início do Verão de 2024 (hemisfério norte) observado como um ressoar sensível após a fulminante conjunção Júpiter-Urano de finais de Abril passado;

conjunção Marte-Urano, quadratura Sol-Quíron e outros temas relevantes ao longo do mês de Julho e do ciclo lunar com início a 05/07.

online (via Zoom)
13 de Julho 2024
21:00 - 22:30
contribuição livre (base 3€)

inscreva-se aqui: