agenda rds eventos apresentações encontros oficinas
Quíron & Nodo Lunar Norte 2024
Sob a Lunação de Aquário, Fevereiro traz estímulos para abertura a energias de cura e sintonia interior. No ágora 04 observaremos o tema significado pela conjunção de Quíron com o Nodo Lunar Norte de 19/02 como foco para olhar o céu do momento.
Chegados a Fevereiro após as conjunções do Sol com Plutão e de Mercúrio com Marte, de meados de Janeiro, ambas no signo de Capricórnio, existe vontade e empenho prático para dar andamento e resolução a situações passadas. A pressão para abrir caminho, criar condições e delinear estratégias de futuro é crescente desde o ingresso do Sol e de Plutão em Aquário, a 20/01 e 21/01 respectivamente. Essa tendência requer, por um lado, uma suficiente estrutura de funcionalidade e de base – que talvez estejamos agora empenhados em fortalecer ou melhorar – mas, também, que nos determinemos a descondicionar a nossa situação actual de vida, tentando aligeirar a carga e desimpedir os movimentos.
É, acima de tudo, este mês que essa energia aquariana de emancipação e projecção no futuro estimula os componentes mais individuais da personalidade, essencialmente orientados para novos rumos, com o ingresso também de Mercúrio, Marte e Vénus nesse signo (05/02, 13/02, 18/02).
Os estímulos do Nodo Lunar Norte em Fogo, no primeiro signo do Zodíaco – Carneiro – reforçam estas tendências, atraíndo-nos para, e/ou provocando, situações que obrigam à tomada de iniciativa, maior dinamismo e que incitam o desejo de ‘começar de novo’. Do ponto de vista psíquico, esta combinação é como uma pedrada no nosso charco, que permitirá perceber como parte da aparente calma e transparência das águas esconde a desvitalização, a estagnação e a acumulação de depósitos tóxicos no fundo da nossa ‘bacia’ emocional. A conjunção de Marte com Plutão a 14/02 poderá marcar ou intensificar isso mesmo. É nesse seguimento que Vénus em Aquário poderá significar o favorecimento de uma renovação de valores, afectos e do correcto distanciamento/aproximação de certas pessoas e contextos, desenvolvendo sinergias e complementaridade (negativamente, favorecer alianças de interesses marcadas por fortes polarizações, segregação, conflito e discriminação entre distintas facções e grupos, ou seja, a mentalidade ‘se não és – afirmas, pareces, pensas, fazes – como nós, estás contra nós’).
A entrada do Sol em Peixes no dia 19/02 sincronizada com a conjunção de Quíron com o Nodo Lunar Norte, reforçará essa tomada de consciência, a par com uma sensibilização que aponta, de novo, mais para a energia de Saturno (regente tradicional de Aquário), em trânsito nesse signo desde a Primavera do ano passado.
Esta combinação desafiante e estimulante de tendências antagonistas está na base das tensões que podem ser observadas na Lua Nova de Aquário (09/02) e que nos oferecem um óptimo campo para transformação e potenciação de novas possibilidades. No entanto, esse rumo implica as inevitáveis dores, desconfortos e fragilizações presentes num genuíno passo de crescimento e amadurecimento de consciência e personalidade. E pede-nos, por agora, a coragem e determinação de o fazermos, se necessário, sozinhos e pelos nossos próprios meios; se necessário, rompendo velhos laços e reforçando competências de independência e autonomia; se necessário, ousando algo novo que só poderemos desenvolver com coragem e dinamismo próprios. Tudo isto para que haja verdadeiramente um horizonte, responsável e comprometido, de colaboração e de grupo no nosso futuro ou um desenvolvimento, equilibrado e são, de relações e situações grupais válidas já existentes.

Agora, como as ostras refugiadas na sua dura concha, temos necessariamente de nos abrir para encontrar alimento, expondo a vulnerabilidade do nosso interior e da nossa individualidade à intrusão de 'corpos estranhos' que, se a Vida não permitir afastar, poderão magoar.
No entanto essas mesmas estranhezas e ameaças poderão tornar-se os núcleos de futuras pérolas, nacaradas pelos processos de purificação e de cura que nos façam face, fortalecidas pela amorosa salvaguarda de valores e atitudes elevadas, que a sintonia com a própria essência nutrirá.
O poder desse íntimo diálogo interior trará silêncio mesmo no caos ruidoso que poderá rodear-nos e incrementar com a entrada de Júpiter em Gémeos, no final de Maio. Desse justo silêncio poderão ecoar e ressoar poderosas ideias, palavras e acções que ampliarão e melhorarão redes de afinidade, fraternidade e cooperação.
Chega, também agora, o momento de alguns superarem os limites e receios ainda presentes, no sentido de se abrirem, com amor, entrega e desapego, para oferecerem o brilho irisado das suas pérolas já formadas à Vida, onde e como ela os colocar.
No próximo encontro identificaremos o desenvolvimento do ciclo de Quíron com o Nodo Lunar Norte ao longo deste ano, o primeiro dos cerca de catorze que nos conduzirão até à nova conjunção de 2038/39.
Que pérolas se formaram em nós desde 2008? Não por um acaso, o ciclo de cura e abertura espiritual, então iniciado, aconteceu no signo de Aquário. O que diz muito acerca das nossos jogos de luz e sombra no que respeita à interacção, relação e integração grupais, sociais e colectivas.
Sinta, interioriza e reflicta. Se o tema lhe apelar, junte-se a nós no dia 17.
Para participar ou assistir posteriormente, inscreva-se! Mais informações na página ágora. Se tem dúvidas contacte-nos.
Até breve _/\_

Quíron & Nodo Lunar Norte 2024
Em Fevereiro damos destaque ao tema de abertura a processos de cura e sintonia interior significados pela conjunção de Quíron com o Nodo Lunar Norte.
inscreva-se aqui:
As inscrições para este evento já fecharam. Pode pedir o acesso à gravação deste e de outros encontros através da página de arquivo do projecto ágora. Obrigada pelo seu interesse.
Sobre o autor
raio de seda aconselhamento | astrologia, psicologia, espiritualidade 'ligando o micro e o marco, o indivíduo ao universo, o curso do tempo ao eterno presente'