raio de seda
colaborações parcerias

eventos e projectos de iniciativa conjunta ou participação por convite

Desde a fase de treino e profissionalização na prática de aconselhamento astrológico (2010-11) foram surgindo propostas e convites de colaboração e parceria. Agradeço cada uma dessas oportunidades, pelo desafio positivo que me colocaram e pela aprendizagem de complementaridade que me ofereceram.

O Céu do Mês

+ info / assistir

2023, Jorge Lancinha / Astrologia Psicológica (PT)

Participação na rúbrica online 'O Céu do Mês' de Fevereiro. Durante o encontro abordámos temas associados à Lua Nova de Aquário e às efemérides desse mês.

Grupo Terapêutico

2022 e 2023, Ana Patrícia Sousa (PT)

Participações pontuais  em sessões de grupos terapêuticos / de auto-conhecimento orientadas para o contacto de cada participante com a matriz da sua personalidade, reflectida no mapa natal e a  observação de temas actuais relevantes para todos.

Conversaciones Mundanas 2

+ info / assistir

2020, Astrologia Global/Adolfo Gerez (ARG)

Participação numa das edições das 'Conversaciones Mundanas' organizadas no canal Astrologia Global por Adolfo Gerez. Como temas tivemos o stellium de Júpiter, Saturno e Plutão no final de Capricórnio e a conjunção de  Júpiter e Saturno no início de Aquário (Dezembro 2020).

livro '1º Encontro de Astrologia Psicológica'

+ info / encomendar

2019, Jorge Lancinha / Astrologia Psicológica (PT)

Edição em co-autoria do livro que recolhe os temas apresentados no encontro de 2018, juntamente com Ana Paula Pestana, Bárbara Bonvalot, Carmen Ferreira, Jorge Lancinha e Luiza Azancot.

1º Encontro de Astrologia Psicológica

+ info / assistir

2018, Jorge Lancinha / Astrologia Psicológica (PT)

Participação na primeira edição destes encontros (2ª prevista para 2023). Um dia inteiro de palestras, em registo presencial e online, no qual apresentei o tema 'O Apelo do Divino na Psique - Estudo Simbólico dos Planetas Transpessoais'.

Não Sei O Que O Amanhã Trará

+ info / ouvir

2017, Sofia Saldanha (PT)

Colaboração nas entrevistas para a elaboração do passeio sonoro dedicado à Lisboa de Fernando Pessoa, criado por Sofia Saldanha. Um documentário em episódios sob a forma de um áudio-roteiro para ouvir caminhando.

catálogo 'Nós Os De Orfeu'

+ info / texto

2015, BOCA / Bárbara Says (PT)

Contribuição com breve nota astrológica no catálogo bilingue da exposição homónima, exibida na Casa Fernando Pessoa por ocasião do centésimo aniversário da revista 'Orpheu'. Uma edição BOCA, com desenho gráfico de Bárbara Says e inclusão de dois cd's com interpretação de textos órficos por vários artistas.

Sophical Sulphur 10

2015, Sophical Sulphur / Paula Candeias / AIRSchool (PT)

Apresentação em aula acerca dos mapas astrológicos e dos elementos básicos que os compõem.

CoCreative Connections 4

2015, Filipe Garcia (curadoria) / Galeria Geraldes da Silva (PT)

Participação na exposição colectiva CoCreative Connections 4 com peças do projecto Tempo Circular.

Calendário 4 Estações 2015

+ info 

2015, Associação Portuguesa de Astrologia (PT)

Edição em parceria com a ASPAS do calendário de efemérides gráficas para 2015, com desenho inteiramente concebido por mim, com base no projecto Tempo Circular e na mandala astrológica criada para 2013, numa edição de autor.

Calendário 4 Estações 2014

+ info

2014, Associação Portuguesa de Astrologia (PT)

Edição em parceria com a ASPAS do calendário de efemérides gráficas para 2014, com desenho inteiramente concebido por mim, com base no projecto Tempo Circular e na mandala astrológica criada para 2013, numa edição de autor.

AIRSchool - Lilith

2013, AIRSchool / André Louro de Almeida (PT)

Participação no encontro dedicado a Lilith, inserido no ciclo de encontros de Astrologia da AIRSchool. Apresentação com foco na Lua Negra enquanto um  significador ligado ao processo da identidade e consciência num contexto de dualidade.

Formação Dinâmica em Astrologia N1

2010, CEIA / João Medeiros (PT)

Colaboração enquanto formadora do nível 1 da Formação Dinâmica em Astrologia do CEIA, com conteúdos e sob coordenação de João Medeiros.

Dançar os Elementos

+ info 

2010, CEIA / João Medeiros (PT)

Apresentação do trabalho de investigação do nível 6 da Formação Dinâmica em Astrologia e proposta vivencial, incluida no dia de palestras públicas dos alunos CEIA.

Os participantes foram convidados a fazer uma viagem pelos 4 elementos – Terra, Água, Ar e Fogo – através da dança e de música electrónica, após uma breve exposição teórica.

colaboração e o "espírito destes tempos"

Poder vivenciar colaborações e parcerias, cruzando áreas, abordagens e competências distintas, vai ao encontro da necessidade – de tom aquariano – dos tempos que correm. A proposta de desenvolvimento de um novo paradigma colectivo foi simbolizada pela conjunção Júpiter Saturno em Aquário (ciclo activo desde 21.12.2020 até 2041), seguindo a sua etapa anunciadora que decorreu da conjunção Júpiter Saturno em Balança (activa de 1980-81 até 2000). Entre 2020 e 2023, tivemos a experiência do trânsito de Saturno nesse mesmo signo e pudemos contactar os seus aspectos de luz e de sombra. Agora (2023-43) Plutão assinala com intensidade e impacto transformador a qualidade aquariana implícita nas primeiras duas décadas de descoberta e desenvolvimento deste novo paradigma (elemento AR) após o fecho do ciclo colectivo anterior (elemento TERRA, activo desde o início do século XIX até 2020).

Para além de representar a tónica dominante desta charneira colectiva e questões actuais a curto e médio prazo, a simbologia de Aquário remete também para a fase de transição entre eras (períodos de aproximadamente 2150 anos), de Peixes para Aquário, sentida desde o século passado e em curso até ao século XXII.

Das diversas vertentes de aprendizagem que são colocadas, lembro a importância da cooperação, complementaridade e sinergia vividas em fraternidade, comunidade e grupo, como propostas criativas e construtivas de qualidade aquariana. É oportuno o desenvolvimento dessas qualidades, como factores de reequilíbro, moderação e sustentabilidade, nesta fase acelerada de mudanças exigentes e problemáticas, sentidas por todos nós.