agenda rds eventos apresentações encontros oficinas

Júpiter em Gémeos, o outro lado do espelho

A acompanhar a próxima Lua cheia, teremos o sétimo encontro aberto ágora sob o tema do trânsito de Júpiter pelo signo de Gémeos, abrindo o leque para a multiplicidade de características e potencial desta combinação de acentuada dualidade e estimulação, acima de tudo ao nível mental. Como vivenciar este genuíno enigma é algo que nos cabe descobrir até Junho de 2025.

É já no próximo dia 22 de Junho, pelas 21:00, que os encontros abertos regressam para mais uma sessão temática do projecto ágora – o encontro aberto 07 – acessível a quem nutra interesse por este tema e pela abordagem da vertente psicológica e transpessoal da astrologia.

No dia 25 de Maio, Júpiter ingressou em Gémeos. Num dos seus signos do seu exílio, as qualidades próprias deste planeta precisam de abrir caminho através de processos aparentemente antagónicos à sua natureza e, no entanto, necessários e complementares. Como vivenciar este genuíno enigma é algo que nos cabe descobrir até Junho de 2025.

Uma das funções representadas Júpiter é a capacidade de integração e convergência de diversas componentes da nossa psique em função de um sentido, um significado, um símbolo ou a percepção de um propósito maior.

Não nos faltaram em Maio, ainda com Júpiter em Touro, símbolos através de fenómenos visíveis nos céus, de impactante beleza, que muitos puderam vivenciar directamente ou através de registos visuais captados por terceiros.

Para a capa e o destaque deste tema no blog raio de seda, escolhi uma fotografia da aurora boreal visível de dia 10 para 11 de Maio, gentilmente cedida pelo fotógrafo Manuel Ferreira, uma de entre várias belissimas imagens por ele captadas a partir da região da Serra da Estrela. Além do agradecimento por permitir a utilização da sua imagem, convido-vos a conhecer o seu trabalho em https://manuelferreira.photography.

Se em Maio a atmosfera da Terra interagiu com uma surpreendente tempestade solar, abrindo o espectro colorido da luz nocturna sobre as nossas cabeças pelo impacto de particulas oriundas da estrela do nosso sistema, Junho convida-nos a estarmos mais atentos para ir reconhecendo e compreendendo o eco significante e sentido dessa e de outras manifestações celestes na subtil camada envolvente da superfície planetária terrestre.

Júpiter inspira-nos para aprender a ler uma linguagem cósmica, acolhendo-a como uma bússola simbólica que indica a direcção para nos aproximarmos mais do céu que nos habita por dentro.

No entanto esse caminho tem, na prática da existência e do devir quotidiano, tanto de apelativo quanto de dispersivo, tanto de belo quanto de inquietante, tanto de visionário quando de caleidoscópico, tanto de revelador quanto ambíguo, tanto de inspirador quanto enervante, tanto de utópico quanto de distópico.

A dualidade está ampliada na mente, na comunicação e nas ligações pessoais/sociais de todos nós para que encontremos a disposição para iniciar a descoberta de um caminho que, mesmo sendo feito de múltiplos troços e experiências, responda a uma única direcção e propósito, fortalecido pela nossa vontade e pela nossa consciência. Muitas das qualidades geminianas ajudarão, se soubermos trazer-lhes a temperança e elevação que uma expressão madura de sagitário pode oferecer.

O convite está aberto a participar neste sétimo encontro aberto, onde estes temas serão desenvolvidos, através dos seguintes tópicos:
Júpiter em trânsito por um dos signos do seu exílio: dualidade, ampliação, especulação e dispersão; para além da dualidade;
Etapas e referências de ciclo durante este período;
Junho, efemérides principais a caminho de um dos temas fortes deste ano astrológico: a quadratura Júpiter-Saturno.

O acesso à reunião online e à gravação do encontro até à sessão seguinte está sujeito a inscrição, com contribuição livre de base mínima sugerida de 3€ para financiamento de custos logísticos e de manutenção do sítio raio de seda, base do projecto ágora. Se o tema lhe interessa, junte-se a nós!

Júpiter em Gémeos 2024-25 : um processo de consciência entre variadas imagens e reflexos de algo até à potencial travessia para o outro lado do espelho, onde - distintamente da experiência de Alice no seu regresso ao País das Maravilhas - poderemos entrar num campo de encontro e sintonia com o significado e a dimensão mais profunda ocultos pela loucura do dia-a-dia, deste lado de cá.

Este encontro terá continuidade na sessão seguinte,fique atento à nossa agenda.

Para conhecer melhor este projecto consulte a página ágora. Se tem dúvidas contacte-nos.

Até breve _/\_

20240609eaa7JptrGms
22
JUN
contribuição livre
ágora - encontro aberto 07

Júpiter em Gémeos, o outro lado do espelho:

Júpiter em trânsito por um dos signos do seu exílio: dualidade, ampliação, especulação e dispersão; para além da dualidade;

Etapas e referências de ciclo durante este período;

Junho, efemérides principais a caminho de um dos temas fortes deste ano astrológico: a quadratura Júpiter-Saturno.

online (via Zoom)
22 de Junho de 2024
21:00 - 22:30
contribuição livre (base 3€)

inscreva-se aqui:

As inscrições para este evento já fecharam. Pode pedir o acesso à gravação deste e de outros encontros através da página de arquivo do projecto ágora. Obrigada pelo seu interesse.